História e Apresentação - Seemann Contadores Associados

por Silvio Sausen - Sócio Fundador

Um dia ouvi uma frase, de uma consultora amiga: “Não acredito em empresa sem dono...” E de fato, a história da Seemann se confunde com minha própria história. Então, caro leitor, perdoe a escrita em 1ª pessoa, não quero transparecer egocentrismo, mas é difícil separar o Silvio da Seemann e vice-versa.

Tudo começou, talvez, em 2001, 2002, eu trabalhava em uma multinacional e depois de dar umas ideias, questionar isto e aquilo, no trabalho que estávamos fazendo, meu supervisor, olhou para mim e disse: “Você é chato mesmo hein!”. Na época eu encarei como uma repreensão, me calei, mas este espírito crítico, questionador, essa vontade de fazer do meu jeito as coisas nunca se calou. Entendam, não estou falando de jeito certo ou errado. Não penso que os que fazem diferente de mim estão errados e eu certo, não é este o ponto. A questão é “liberdade” para pensar, entender e fazer do meu jeito.

Um pouco adiante, trazendo a história quase uma década a frente, período que eu já trabalhava em um escritório de contabilidade, (2008 a 2011), entre outras coisas, lembro de repensar o modelo operacional de atendimento, características estas que acompanham a Seemann até hoje:

Atender um segmento apenas: O cliente era uma instituição financeira, demandava muito conhecimento específico e minha conclusão foi: Quero ser especialista, assim como os médicos, estudar e saber bastante de um assunto, para respostas mais efetivas. Me angustiava a ideia de atender muitos segmentos, ter que saber tudo, de todos, inalcançável para mim. De um segmento não sabemos tudo, quem dirá de vários...

O líder, a gestão, precisa estar fora do processo operacional: A operação contábil nos consome, a cada mês que passa temos que fazer tudo de novo, mais escrituração, mais impostos à apurar, mais obrigações acessórias para mandar... E tempo para pensar? Estudar? Revisar? Gerir a equipe? Treinar pessoas? Hoje, conduzir uma empresa? E tempo para se envolver com temas que o dia a dia não permite parar para dar atenção? Naturalmente fiz muito operacional na minha carreira, gosto do débito e crédito, tenho uma veia técnica forte, afinal é preciso saber fazer para ensinar, liderar, passar segurança...

Visão do todo, de contador responsável: As atividades contábeis e fiscais são bastante amarradas, e a segregação entre as duas, nos escritórios contábeis, é comum. Quem faz fiscal, não faz contábil e vice-versa... Eu queria assumir responsabilidades, saber como o todo funcionava, conhecer a parte fiscal a fundo, quais eram as amarrações, iniciar e terminar o trabalho, entregando o produto final.

Entregar a demanda com qualidade e tempestividade, para tanto assumir menos clientes, responsabilidades, ter tempo para fazer o que tem que ser feito: Como perfeccionista que sou, sempre trabalhei a capacidade de dizer “não”, se não dou conta, não assumo. Ainda assim, sempre tive que trabalhar até mais tarde se quisesse entregar a demanda, pois não consigo fazer de qualquer jeito. Qualidade sempre foi uma característica perseguida pelo meu trabalho. É preciso entender a demanda, pensar com seriedade nela, com calma, estudar e fazer o melhor para então dizer que entregou. Mas isto dá muito mais trabalho, por isso, hoje, sem limitar nosso crescimento, trabalhamos a descentralização. Além de mim, tenho 9 líderes na linha de frente, contadores formados, experientes, dando atenção a 1, as vezes 2, 3 clientes, depende do tamanho. Nada de gerência sobrecarregada, que tem que olhar tudo, mas por fim, não olha nada...

Em termos de tempestividade, aprendemos a fazer entregas parciais, fatiar o leão para que a informação aconteça em tempo útil. Infelizmente existe muita desorganização nas informações das empresas o que prejudica grandemente nosso trabalho, todavia isto não nos impede de entregar resultados nos prazos combinados. Junto com cada etapa entregue apresentamos nossa ficha de acompanhamento descrevendo os desafios a serem vencidos ainda. Não podemos deixar de fazer o bom, porque o ótimo não é possível naquele momento.

Essência sobre a forma, expressar a realidade patrimonial. Conciliação, propriedade sobre a composição de cada saldo: Outro dia, meu contador mais velho, trabalhamos a mais de uma década juntos, assustado com os montantes ajustados, nos saldos contábeis para iniciar nossa gestão em um cliente novo, questionou: Já viu ajuste tão alto? Não é todo dia, mas já sim, e que outro caminho temos? Devolvi... Agradeçamos ao CPC, a internacionalização da contabilidade, que, com força de norma, resgatou, no Brasil, este objetivo da contabilidade. Obviamente com bastante responsabilidade, seguimos na vanguarda da aplicação deste princípio contábil, o que torna nosso trabalho bem mais útil, para o empresário, à sociedade.

Gradativamente, superando a nostalgia, como negócio, dedicado ao atendimento, da contabilidade e fiscal, para o segmento imobiliário, construção e incorporação, nascemos em 2012. Até hoje temos amizade e somos gratos aos proprietários da construtora Avantti, nosso primeiro cliente. Abriram as portas para nós, nos deram a oportunidade de aprender sobre POC, RET, Permuta... Nos indicaram ao segundo cliente e este ao terceiro, seguindo assim até hoje formamos nossa carteira por indicação, quase 300 cnpj’s distribuídos em 25 grupos, atuando principalmente na praça curitibana. Sem ingratidão, mas porque ficaria longa demais a conversa, certamente somos gratos a todos os nosso clientes pela oportunidade e aprendizado até aqui, acredito que temos escrito boas histórias de parceria.

Como equipe, somos 40 profissionais, focados e motivados. Por quê nossa motivação é viva, porque somos comprometidos?

A Seemann tem se demostrado um bom lugar para trabalhar, claro, muitos prismas desta afirmação poderiam ser descritos, mas vou destacar o que chamo de “Plataforma Seemann de negócios”: Como proprietário, fundador, trilhei um caminho, até aqui, que foi bom para mim, então, estou replicando a mesma oportunidade para meus líderes, que imagino, replicarão para os seus, e assim sucessivamente. Liberdade, estrutura e apoio para construir seu próprio negócio. Crescer com as próprias pernas, com calma, segurança, tendo na base a mantenedora Seemann. Construir seu próprio negócio a partir de outro já consolidado.

Sem ganância, objetivando manter a qualidade, dividir riscos e benefícios, acredito em uma sociedade de profissionais de fato. Cada um com seus ônus e bônus, com seus negócios, mas juntos, atuando em uma mesma estrutura, para oferecer um pacote maior e melhor de serviços aos nossos clientes. Algo semelhante a uma cooperativa. Por isso a partir de 2021 damos início a uma nova fase para a Seemann, novos clientes constituirão negócio, responsabilidade e renda variável para os líderes. Inclusive, aderente a esta proposta, temos firmado parcerias, com profissionais que indicamos, para o processamento da folha de pagamento e paralegal, bem como atendimento à outros segmentos que não a Construção e Incorporação Imobiliária. A propósito, o nome “Seemann”, velejador do alemão, foi escolhido a partir daí. Da frio na barriga, tira da zona de conforto assumir responsabilidades, construir o próprio negócio, empreender, mas é para isto que existimos!

Um navio está seguro no porto, mas não é para isso que os navios foram feitos...” - William Shedd.

O que dizem nossos clientes?

Foi importante mudarmos para a Seemann porque, com atenção e cuidado, pudemos aprimorar nossa contabilidade de modo que reflita a exata situação de nossas empresas, conciliando nossos controles gerenciais com os contábeis

Elio Winter

Grupo Elio Winter

A Seemann mostrou-se extremamente competente ao exercer a contabilidade dos nossos empreendimentos. É a única empresa que se dedica com profundidade ao setor de incorporação imobiliária, transformando demonstrações contábeis em visão estratégica.

Luã Ribeiro Brandalise

Blendi Empreendimentos

A Seemann em números

390

CNPJ's

105

Obras em andamento

12000

Unidades

1100000

de m² em construção

Agende uma visita

Conheça nosso escritório e fale com um de nossos especialistas.

Endereço Rua Grã Nicco, 113 Sala 602 - Bloco 1 Mossunguê - Curitiba/PR CEP: 81200-200